sábado, 28 de abril de 2012

Todo mundo merece um poeta em sua vida.




Todo mundo merece acordar ao lado de um poeta. O poeta acorda vendo luzes diferentes, cores transcendentes, aromas naturais em flores sintéticas, e sabor de café da manhã na boca. O poeta quando dá “Bom dia”, ele cumprimenta o cosmo, pede permissão aos deuses, beija sua amada, e faz as pazes com a vida que segue. Ele toma o café, e come pão com manteiga e poesia. O poeta escolhe a roupa de acordo com a melodia dos carros passando ou da música que a vizinha está escutando. Ele se veste, se apronta, toma fôlego e solta um verso desapercebido, como quem come uma maça. O poeta água as plantas, faz um carinho no cachorro velho, se benze e sai.
Todo mundo deveria trabalhar ao lado de um poeta. Ele sempre chega de bom humor, e quando está de mau humor consegue expressa-lo tão bem, que ao invés de causar sentimentos ruins, causa admiração. O poeta faz com amor, e faz por amor. Trabalha no que quer, e faz da rotina algo agradavelmente simples de contar. Ele é um contador de histórias corriqueiras, um artista de rua, um malabarista de sinal, tornado o dia de quem tá perto mais colorido.
Todo mundo deveria amar um poeta. Ele sabe definir o que é o amor, ou a paixão, ou o rebuliço dos sentimentos que sente por você. Ele é explicito, é lírico, é emotivo, é presente, é com graça, é com tesão, é com carinho. Ele é todo ele, como uma poesia sua, como uma melodia em tom maior, como uma obra de arte barroca, como a manhã que nasce e o sol que se põe. Toda crise seria um mero bloqueio de inspiração, toda briga seria uma explosão de palavras apenas, Traição seria licença Poética, e no fim, o amor entre os dois daria um poema com rimas raras, uma música nova tocada ao pé da cama, uma fotografia de um ângulo que só quem é artista saberia ver. Amar alguém assim seria ter carinho em todas as refeições, bom humor o tempo inteiro, e uma cumplicidade que é inerte a quem deixa os sentimentos parecerem tão tangíveis como só um poeta é capaz.  O poeta é um nível superior de ser humano, é um romântico, é um sonhador, é a pessoa ideal pra ter filhos, pra ter netos, pra viver e ficar velhinho sem tédio, sem monotonia, sem idade pesada nos ombros. O poeta nunca envelhece! Ser amado por alguém assim, é como uma poesia que se ganha de presente, uma caricatura sua, uma música dedicada pra você, uma dádiva mesmo.
Todo mundo merece ter um poeta em sua vida pelo simples fato do poeta ser um amante nato, um apaixonado pelas cores, pelas formas, pela vida, e pela arte que é viver e amar alguém. Todo mundo merece alguém que pense em você e os melhores adjetivos surjam, que pense em você e dedilhe as suas melhores notas, que pense em você e o universo se expanda, revelando a poesia dos astros, dos deuses, do amor que brota no coração de quem admite que ele existe e é maravilhoso. Todo mundo merece poesia em dias úteis. 

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Temos nosso próprio tempo




De certa forma, eu ja recebi um bom presente da vida. Hoje eu me sinto mais forte que há tempos atrás, me sinto jovem, bonita, realizada. Sinto que escolhi o caminho certo, e não me arrependo dessas decisões de um ano pra cá. E muita coisa mudou. A cor do cabelo, o gosto por coisas mais fortes, cores mais vibrantes, esmalte escuro, rímel, brincos de argolas grandes. Mudou também o modo de ver a vida. Algo despertou em mim de uma maneira mais sensível, mais prolixa, como se eu tivesse passado muito tempo sem prestar atenção a coisas que são lindas e estavam o tempo todo às minhas vistas, mas eu não percebi.

Hoje eu me sinto mais livre. Menos comprometida com a natureza das coisas, mais preocupada com a minha própria satisfação. Desde o meu último aniversário eu tenho trabalhado meu eu de uma maneira mais egoísta, mais simplória, como se minha vontade fosse o suficiente pras coisas importarem. E por tabela, tenho me aproximado mais das pessoas que eu amo de verdade. Como se antes elas fossem anexos que eu devia levar em conta, e hoje elas fossem parte do todo, mais que isso, como se elas fossem o meu todo, e pensando em mim eu estaria pensando nelas.

Em se tratando de amor, eu ainda estou em fase de testes. Não sei ao certo se isso vai durar até os vinte anos. Espero que não. Mas a minha condição não me faz perder o sono. E isso é algo que eu valorizo muito. Não sei o que o destino tem guardado pra mim, se é que existe alguém que possa de alguma forma completar meus traços meio tortos. Tenho desejado isso. Tenho esperado pacientemente, que mais dia menos dia, eu encontre o caminho de casa. Que no fim, sejam só duas pessoas buscando viver. Eu não quero mais alguém pra sonhar, quero realmente alguém pra viver. Pra somar, pra me fazer rir, ou pra teimar comigo. Chega de preocupações, cismas, convenções. Nada disso me atrai. Quero tudo muito simples, muito meu.

No fundo ainda sou a mesma. Não se muda essência. Ainda sou teimosa, egoísta, boba, apaixonada, alegre. Eu ainda sou a menina moleca que se arrisca em árvores, canta baladinhas, chora com o fim da novela das seis, vê filmes históricos, gosta de aventura. Eu ainda consigo definir o que se passa aqui dentro, e continuo respeitando e assumindo o que eu sinto. Não adianta, o tempo passa, as pessoas mudam, envelhecem, aprendem novas lições, conhecem novas pessoas, mas o que elas são de verdade fica intacto.

Meu presente de aniversário? Sei que a vida vai se encarregar de me mandar aquilo que eu mereça, que eu precise. É que Deus dá o frio segundo o cobertor. Sei das minhas imperfeições, e não peço nada de extraordinário. Não tenho o direito de pedir nada, muito embora tenha preces secretas pra exercitar minha fé toda noite. Eu só peço que eu continue acreditando, tendo fé na vida, na sorte, nas pessoas. Que meu velho otimismo burro de sempre me siga pelos anos. Que desfaçam-se as ilusões da vida, que eu ame o que vale a pena ser amado, e que eu transmita boas vibrações por onde eu for. Que as pessoas gostem de mim pelo que eu sou de verdade. Que o amor me visite, e fique por gostar de ficar. Que não suma com o vento. E que a vida seja bela por ser vida, por ser excêntrica e assustadora. Por ser grande, cruel e maravilhosa. Por ser bom demais viver! Esse é o meu maior presente!