sábado, 28 de abril de 2012

Todo mundo merece um poeta em sua vida.




Todo mundo merece acordar ao lado de um poeta. O poeta acorda vendo luzes diferentes, cores transcendentes, aromas naturais em flores sintéticas, e sabor de café da manhã na boca. O poeta quando dá “Bom dia”, ele cumprimenta o cosmo, pede permissão aos deuses, beija sua amada, e faz as pazes com a vida que segue. Ele toma o café, e come pão com manteiga e poesia. O poeta escolhe a roupa de acordo com a melodia dos carros passando ou da música que a vizinha está escutando. Ele se veste, se apronta, toma fôlego e solta um verso desapercebido, como quem come uma maça. O poeta água as plantas, faz um carinho no cachorro velho, se benze e sai.
Todo mundo deveria trabalhar ao lado de um poeta. Ele sempre chega de bom humor, e quando está de mau humor consegue expressa-lo tão bem, que ao invés de causar sentimentos ruins, causa admiração. O poeta faz com amor, e faz por amor. Trabalha no que quer, e faz da rotina algo agradavelmente simples de contar. Ele é um contador de histórias corriqueiras, um artista de rua, um malabarista de sinal, tornado o dia de quem tá perto mais colorido.
Todo mundo deveria amar um poeta. Ele sabe definir o que é o amor, ou a paixão, ou o rebuliço dos sentimentos que sente por você. Ele é explicito, é lírico, é emotivo, é presente, é com graça, é com tesão, é com carinho. Ele é todo ele, como uma poesia sua, como uma melodia em tom maior, como uma obra de arte barroca, como a manhã que nasce e o sol que se põe. Toda crise seria um mero bloqueio de inspiração, toda briga seria uma explosão de palavras apenas, Traição seria licença Poética, e no fim, o amor entre os dois daria um poema com rimas raras, uma música nova tocada ao pé da cama, uma fotografia de um ângulo que só quem é artista saberia ver. Amar alguém assim seria ter carinho em todas as refeições, bom humor o tempo inteiro, e uma cumplicidade que é inerte a quem deixa os sentimentos parecerem tão tangíveis como só um poeta é capaz.  O poeta é um nível superior de ser humano, é um romântico, é um sonhador, é a pessoa ideal pra ter filhos, pra ter netos, pra viver e ficar velhinho sem tédio, sem monotonia, sem idade pesada nos ombros. O poeta nunca envelhece! Ser amado por alguém assim, é como uma poesia que se ganha de presente, uma caricatura sua, uma música dedicada pra você, uma dádiva mesmo.
Todo mundo merece ter um poeta em sua vida pelo simples fato do poeta ser um amante nato, um apaixonado pelas cores, pelas formas, pela vida, e pela arte que é viver e amar alguém. Todo mundo merece alguém que pense em você e os melhores adjetivos surjam, que pense em você e dedilhe as suas melhores notas, que pense em você e o universo se expanda, revelando a poesia dos astros, dos deuses, do amor que brota no coração de quem admite que ele existe e é maravilhoso. Todo mundo merece poesia em dias úteis. 

2 comentários:

  1. Maravilhoso texto, fiquei sua fã e do seu cantinho, você escreve muito bem, Parabéns!

    Se quiser conhecer, lhe convido para visitar o meu (http://alive23.blogspot.com/), com sua licença quero publicar depois o esse texto seu em meu Blog, vou citar a fonte e o link de seu blog. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Juliana.

      Fico feliz por ter gostado, e visitarei o seu cantinho também! :)

      Excluir