quinta-feira, 12 de agosto de 2010

(DES)Agosto.


        Recife. Doze do Oito. Já reparou que ninguém gosta do mês de Agosto? Eu, particularmente, acho que são os trinta e um dias do ano que mais demoram a passar. E isso não é de hoje. Desde o inicio das civilizações que as pessoas maldizem o mês como sendo um período de má-sorte e desgosto.
        A criação do mês de Agosto deu-se em Roma, pelo imperador Augusto, quando ele conquistou o Egito e virou Cônsul. Devido esses importantes acontecimentos, os romanos foram lá e deram para ele trinta dias do mês. Mas ele, meio enciumado porque Júlio, outro imperador, tinha um dia a mais que ele, aumentou o número de dias do mês. O resultado: Julho e Agosto são os únicos meses seguidos do ano que possuem 31 dias.
        Há muitas superstições que envolvem ‘Agosto’. Na Argentina, por exemplo, acredita-se que lavar a o cabelo todos os dias de Agosto atrai a morte. Agora imagine só, aqueles argentinos cabeludos, a La Maradona, deixando de lavar o cabelo só porque é Agosto? Isso explica o fato dos pacotes turísticos serem reduzidos no mês de Agosto.
        Porém não são todos os povos que compartilham dessa superstição. As mulheres alemãs, por exemplo, nomearam Agosto o mês das noivas. Ao contrário delas, as portuguesas preferem não realizar casamentos, noivados e outras festas nesse mês rodeado de mitos.
        Essa herança mitológica chegou ao Brasil justamente pelos portugueses que acabaram instalando no povo brasileiro esse receio com o mês de Agosto. E eu até lembro dos meus parentes da zona rural dando aqueles conselhos malucos como não cortar o cabelo que trazia azar, ou não assinar nenhum documento importante, esse tipo de coisa. E mesmo que eu continuasse fazendo as mesmas coisas que nos outros meses normais, sempre ficava com aquela sensação de estar brincando com a minha sorte.
        E geralmente é assim que acontece, as pessoas dizem que não acreditam, mas só pra garantir não arriscam fazer nada importante em Agosto. Vai que acontece! Pensando nisso, eu andei pesquisando e pasmem. Ocorreram inúmeros desastres no mês de Agosto, um índice quase superior aos outros meses do ano. Dentre eles podemos citar A Revolta da Varsóvia, o massacre de São Bartolomeu, a primeira execução em cadeira elétrica nos Estados Unidos, a posse de Hittler na Alemanha, inicio da construção do muro de Berlin, Watergate, inicio da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, entre outras. Aqui no Brasil, teve a queda do CD-3 em Goiás, choque entre aviões da força aérea em Alagoas, incêndio do navio ‘Duque de Caxias’ em Cabo Frio, incêndio da boate Vogue, o SUICÍDIO DE GETULIO VARGAS, e outros.
        Ou seja, quando os mais velhos dizem que Agosto é um mês agourento, mandingueiro, aziago, ominoso, nefasto, desgostoso e todos os outros adjetivos que derivem desses, você devia pensar duas vezes. Afinal, é melhor prevenir do que remediar.

Um comentário:

  1. O mais interessante, é que mesmo que seja tudo mera superstição, acontecem fatos na qual coincidem com o mês. As pessoas ficam logo com receio...
    xD

    ResponderExcluir