sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13

        Hoje, Sexta-feira 13. E como muitos acreditam, um dia de azar. Não se sabe ao certo, como surgiu essa superstição a cerca da Sexta Treze, mas indícios apontam que foi obra dos romanos. Mas há vários supostos criadores do mito desse dia macabro. Reza a lenda europeia, por exemplo, que é o dia em que as bruxas decidem atentar os humanos. Mas os nórdicos explicam de outra forma. Segundo eles, houve um banquete com 12 deuses, e LOKI, o espírito da discórdia deu uma de penetra na festa, armando uma briga que culminou na morte de Balder, um popular entre os deuses. Ou seja, ele foi décimo terceiro.
        Outra visão afirma ser FRIGA (deusa do amor e beleza) a responsável pelos maus presságios da Sexta 13. Ela foi transformada em bruxa pelas antigas tribos nórdicas que viraram cristãs. Por vingança, juntou 11 bruxas e um demónio e começaram a rogar pragas nos humanos. Mais uma vez está presente a cognitude do número 13.
          Há quem diga que Jesus morreu numa sexta 13, e na última ceia, Judas era o 13º participante (11 apóstolos e Jesus) que acabou se enforcando. Ainda ligando os fatos, coincidência ou não, as pessoas eram enforcadas na sexta-feira. Meio sinistro. O massacre e perseguição aos cavaleiros templários começou também numa sexta 13. Ironia do destino ou não, mas muitos desastres também aconteceram em Sextas 13. Entre eles, o incêndio na floresta da Austrália em 1939, onde mais de 20 000 km² de área foram queimados, e 71 pessoas mortas.  A queda do avião que levava uruguaios de Rugbi nos Andes em 1972 também. Em 1968, o governo do Brasil decreta o AI5. E advinha? Ele também aconteceu numa sexta treze. E de uma forma meio especulativa, mas só pra constar, alguns estudiosos afirmam que o primeiro dia do dilúvio foi numa sexta treze.

           O treze é um número imperfeito. Só existem 12 meses no ano, 12 signos no Zodíaco, 12 apóstolos... E o 13 vem pra quebrar a constância de coisas boas que são em 12. Há quem diga que convidar 13 pessoas pra um jantar além de agourento é desastroso. Eu acredito que isso não se deva nem tanto pelo fato de ser 13, mas porque os conjuntos de pratos, copos e talheres só são vendidos em 12, ou em 6. rsrs
De uma forma ou de outra, as pessoas levam muito a sério esse tipo de superstição. O código Hamurabi criado em 1700, por exemplo, não tem a clausula 13. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios na sexta treze. E até no tarô a carta 13 representa a MORTE.
            São muitas as crenças das pessoas quanto à má sorte que um dia como esse pode trazer. Mas de uma forma geral, você só passa por aquilo que atrai. Então vale a pena, pensar positivo, sendo sexta treze ou apenas mais um dia útil.

2 comentários:

  1. uashuahsuahs as informações no texto estão perfeitas, o problema é que estou noiado com o treze agora!!
    pareço Jim Carrey no filme "numero 23"!!!
    ^^

    ResponderExcluir
  2. hehe, meu aniversário este ano caiu exatamente numa SEXTA 13 do mês de AGOSTO :S
    auhshuahsuah, será?

    ResponderExcluir